Brioche especial e geléia de morango caseira ♥

Olá gente linda!!! ♥♥♥

Tudo bem por aí? O post de hoje é muito especial, é uma receita de brioche caseiro recheado com morango e geléia também de morango. Tudo isso para presentear ou simplesmente para servir num café da manhã.

brioche

Brioche caseiro recheado com morango

Ingredientes:

250 ml de leite

1/2 kg de farinha de trigo

2 colheres de sopa cheias de açúcar

1 pacotinho de fermento biológico seco (aqui na Alemanha o pacotinho tem 7 g)

1 ovo

70 g de manteiga em temperatura ambiente

1/2 colher de chá de sal

7 morangos

Leite ou gema de ovo para pincelar

Modo de preparo:

Amorne o leite (só amornar)

Numa tigela bata o ovo ligeiramente com um garfo ou um batedor de ovos

Em outra tigela misture a farinha, o fermento biológico e o açúcar

Acrescente o leite e o ovo

Mexa a massa com uma colher de pau

Acrescente a manteiga e o sal e sove a massa até ficar lisa e homogênea

Faça uma bola com a massa

Polvilhe um pouco de farinha numa tigela ou vasilha

Coloque a massa dentro da tigela ou vasilha e cubra com um pano, deixe descansar por uma hora

Se estiver muito frio onde você mora coloque a massa para descansar no forno

Faça assim: aqueça o forno a 50 °C por somente 5 minutos. Desligue, coloque a vasilha com a massa dentro do forno e deixe a porta entre aberta por uns 5 minutos. Passados os 5 minutos feche a porta do forno e espere uma hora até a massa dobrar de volume

Enquanto isso retire os talos dos morangos e corte-os ao meio

Passada uma hora veja se a massa já dobrou de volume

Sove a massa por 4 minutos

Faça um rolo com a massa e corte 7 fatias de tamanhos iguais

Em cada fatia enfie uma banda de morango assim:

brioche

Vá arrumando as fatias numa forma de bolo inglês

Depois cubra a forma e deixe a massa repousar de novo por 30 minutos, para que dobre de volume

Pré-aqueça o forno a 180 °C, pincele o pão com a gema de ovo ou o leite e asse por aproximadamente 30 minutos ou até dourar

Retire o pão do forno espere esfriar e sirva

Eu fiz essa delícia para dar de presente a uma amiga, ela fez um café da manhã para comemorar o aniversário dela e então eu aproveitei a oportunidade para testar essa receita maravilhosa

Para transportar o pão eu cortei ele em fatias e deixei dentro da forma. Entre cada fatia eu coloquei um pedaço de folha de papel manteiga, embalei a forma com o mesmo papel, dei um laço, coloquei rosas naturais e pronto. Ficou um presente lindo e original

Além do pão eu fiz geléia de morango caseira também para presentear

gléia caseira de morango

È muito fácil de fazer, só que a receita que eu vou dar para vocês é uma adaptação que fiz de uma receita do site “tudo gostoso”, porque a minha eu fiz com um açúcar especial que tem aqui na Alemanha e que é próprio para fazer geléias e como eu acho que no Brasil não tem desse açúcar então bolei uma receita na versão brasileira:

Geléia de morango

Ingredientes:

1 kg de morango

1/2 kg de açúcar

2 colheres de chá de suco de limão (na minha receita eu usei suco de laranja)

Modo de preparo:

Corte os morangos em pedacinhos

Numa panela aqueça os pedaços de morango até soltar líquido

Acrescente o suco de limão e o açúcar e deixe cozinhar mexendo sempre por 1/2 hora

Passada 1/2 hora faça o teste da consistência

Coloque uma colher de chá da geléia num prato se ela se espalhar toda é porque ainda não está consistente

Continue cozinhando por mais 4 minutos e faça o teste de novo

Se o que você pingou de geléia no prato ficar paradinho é porque está no ponto

Distribua a geléia em potinhos de vidro lavados com água quente, tampe, espere esfriar e leve para gelar

Fica uma delícia! Estou descobrindo cada dia que passa que tudo caseiro é mais gostoso.

geléia caseira de morango

Na etiquetinha eu escrevi: lembranças da minha cozinha. A minha amiga adorou!

Tá vendo que legal? Não precisamos de muito para impressionar as pessoas que a gente ama!

Desejo a vocês um lindo início de semana!

Beijinhos docinhos

♥♥♥

 

 

 

 

 

 

 

3 pensamentos sobre “Brioche especial e geléia de morango caseira ♥

  1. Pingback: Torta maravilhosa de frutas vermelhas♥ | Lar cor-de-rosa

Deixe um comentário

